Sabe-se que em 80% dos casos a dor da coluna é recorrente após o tratamento médico, porque os pacientes não corrigem a postura. Os exercícios de Pilates Clínico reduzem significativamente o aparecimento de novas lesões.
Quem poderá praticar Pilates Clínico?
Pode ser praticado por qualquer pessoa, visto que é ministrado exclusivamente por um fisioterapeuta que adaptará os exercícios à condição física da coluna e restante estrutura, não pondo, por isso, em risco articulações, ligamentos ou músculos dos mesmos.
O método de Pilates é uma forma de exercício desenvolvido por Joseph Pilates, que centraliza o desenvolvimento equilibrado do corpo na força abdominal, flexibilidade e consciência para promover um movimento harmonioso de forma eficiente.
O Pilates Clínico distingue-se do formato tradicional a partir de um desenvolvimento com origem nas influências de ortopedistas e fisioterapeutas, que com a exclusão de determinados exercícios menos benéficos para a coluna e aparelho urinário tornaram o Pilates ainda mais saudável e eficiente.
Os benefícios do Pilates Clínico são imensos, sente desde a 1ª aula uma melhoria generalizada da tonificação muscular, correcção da postura, aumento da estabilidade corporal, aumento da força e flexibilidade, aumento da coordenação e controle muscular, alivio da tensão e fadiga muscular, restauração dos padrões de movimento normal, melhoria do controlo respiratório, fortalecimento abdominal, aumento do equilíbrio (fundamental na prevenção de quedas na população mais idosa), prevenção e tratamento de disfunções do pavimento pélvico, prevenção de lesões, entre muitos outros.
Pilates Clínico é indicado a todas as pessoas que desejem praticar uma actividade física sem prejudicar a sua saúde. Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.