Antigamente, falar em maternidade era falar em mulheres que engordavam sem controlo e que passavam muitos meses de pós-parto apenas a amamentar e a cuidar do bebé. Hoje em dia, já não existe essa ideia. A preocupação com a retomada do corpo ideal e do peso adequado, após os nove meses de gravidez é crescente. Exercícios físicos podem ser feitos durante e depois do período gestacional e só auxilia a mulher a passar por esta fase mais bonita e mais feliz.
Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina pós-parto. Alguns exercícios são considerados mais apropriados para esta fase, como a caminhada, hidroginástica, natação e alongamentos, em intensidade moderada pois uma atividade mais intensa pode interferir na produção do leite.
É importante referir que muitas das mudanças fisiológicas e morfológicas da gestação persistem por quatro a seis semanas após o parto, variando de pessoa para pessoa, e isso deve ser levado em conta durante a prescrição da atividade física.
Além de ajudar a emagrecer, os exercícios poderão ajudar em outros aspectos como:
- Preservação ou restauração das funções normais da bexiga e intestino;
- Melhoria do tónus muscular, da silhueta e postura;
- Prevenção do prolapso genital (queda do útero).





