Os músculos do períneo terão uma sobrecarga de peso, pois eles são responsáveis pela sustentação do útero. Por isso é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez ou logo que descobrir que está grávida. Tentando assim prevenir e tratar algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária.
As mulheres que desejam o parto natural devem ter maior atenção a estas indicações e precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Os músculos do períneo são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são estirados durante a passagem do bebê.
Técnicas de respiração, relaxamento e expulsão são ensinadas para que o trabalho de parto decorra de uma maneira tranquila e agradável, o pai também pode participar de algumas sessões para se preparar para ajudar durante o trabalho de parto.
A fisioterapia no pré parto é realizada por um fisioterapeuta com formação específica na área, todas as pacientes fazem uma avaliação que inclui a avaliação dos músculos do períneo, realizado pelo toque vaginal. Após a avaliação é traçado um plano de tratamento.





