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Pilates Clínico

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Pilates Clínico

Aproveite o tempo em casa para cuidar de si.

Os fisioterapeutas da Clínica Phisio4u são altamente especializados e ajudam a melhorar a sua mobilidade articular e na manutenção da sua coluna, através de aulas de Pilates Clínico Online.

Tenha acesso ao nosso serviço de reabilitação por videoconferência, um formato mais seguro e conveniente para si.

O Pilates Clínico é um método de exercício projetado para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Alongando e fortalecendo os músculos, o Pilates auxilia o corpo durante as atividades diárias.

O foco deste método é focado na postura, estabilidade, equilíbrio, controlo, força, flexibilidade e respiração.

O Pilates Clínico foi adaptado por Fisioterapeutas no sentido de ser utilizado como exercício terapêutico para pessoas com problemas da coluna vertebral (hérnias, artroses, pós-cirurgia coluna, escoliose, cifose, etc.)

Assim, o Pilates Clínico consiste num conjunto de exercícios, realizados no chão com ou sem acessórios (bolas, rolos de espuma, bandas elásticas, entre outras), divididos em diferentes níveis de dificuldade, os quais poderão ser praticados em grupo ou individualmente, considerando sempre as características ou necessidades individuais de cada pessoa.

#PilatesClinico #FadigaMuscular #FortalecimentoAbdominal

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Sabe-se que em 80% dos casos a dor da coluna é recorrente após o tratamento médico, porque os pacientes não corrigem a postura. Os exercícios de Pilates Clínico reduzem significativamente o aparecimento de novas lesões.

Quem poderá praticar Pilates Clínico?

Pode ser praticado por qualquer pessoa, visto que é ministrado exclusivamente por um fisioterapeuta que adaptará os exercícios à condição física da coluna e restante estrutura, não pondo, por isso, em risco articulações, ligamentos ou músculos dos mesmos.

O método de Pilates é uma forma de exercício desenvolvido por Joseph Pilates, que centraliza o desenvolvimento equilibrado do corpo na força abdominal, flexibilidade e consciência para promover um movimento harmonioso de forma eficiente.

O Pilates Clínico distingue-se do formato tradicional a partir de um desenvolvimento com origem nas influências de ortopedistas e fisioterapeutas, que com a exclusão de determinados exercícios menos benéficos para a coluna e aparelho urinário tornaram o Pilates ainda mais saudável e eficiente.

Os benefícios do Pilates Clínico são imensos, sente desde a 1ª aula uma melhoria generalizada da tonificação muscular, correcção da postura, aumento da estabilidade corporal, aumento da força e flexibilidade, aumento da coordenação e controle muscular, alivio da tensão e fadiga muscular, restauração dos padrões de movimento normal, melhoria do controlo respiratório, fortalecimento abdominal, aumento do equilíbrio (fundamental na prevenção de quedas na população mais idosa), prevenção e tratamento de disfunções do pavimento pélvico, prevenção de lesões, entre muitos outros.

Pilates Clínico é indicado a todas as pessoas que desejem praticar uma actividade física sem prejudicar a sua saúde. Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

Detalhes

O Pilates clínico consiste numa adaptação de diversos exercícios desenvolvido por Joseph Pilates por fisioterapeutas para que possam ser realizados para pessoas que nunca praticaram atividade física e também para a reabilitação de pessoas com problemas de coluna, para melhorar a postura e diversos problemas de saúde que podem ser beneficiados com o fortalecimento muscular e articular.

Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões, e devem preferencialmente serem orientados por fisioterapeutas com conhecimento específico de Pilates Clínico.

Principais diferenças entre Pilates da academia e Pilates Clínico

Pilates FitnessPilates Clínico
Certos exercícios precisam de condicionamento físico para que sejam realizados e por isso alguns podem ser contraindicados Existem exercícios próprios para recuperação de lesões mas todos podem ser adaptados, conforme a necessidade da pessoa
Exercícios trabalham todo o corpo Exercícios são muito focados nos abdominais e na coluna lombar
É caracterizado por exercícios para emagrecer, tonificar e fortalecer todo o corpo É caracterizado por exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação

Os exercícios de Pilates clínico podem ser realizados no solo com o uso de elásticos, bola de Pilates ou tapete, utilizando o peso do próprio corpo ou com o auxílio de 9 aparelhos próprios deste método que proporcionam o fortalecimento muscular e aumentam a consciência corporal.

Tanto o Pilates Fitness como o Pilates Clínico podem ser realizados nas academias de ginástica, estúdios de Pilates ou clínicas e podem ser orientados por treinadores ou fisioterapeutas especialistas. No entanto, quando existe alguma doença instalada ou sintomas como dor nas costas ou ciatalgia, é mais aconselhado realizar o Pilates Clínico com a orientação de um fisioterapeuta e quando o objetivo é emagrecer ou modelar o corpo, pode ser mais indicado o Pilates Fitness com um treinador.

Princípios do Método Pilates

O método Pilates está fundamentado em 6 princípios:

  1. Concentração;
  2. Respiração;
  3. Controle;
  4. Centralização;
  5. Precisão e
  6. Fluência de movimentos.

Assim, quem pratica este tipo de atividade física deve ser capaz de realizar os exercícios na perfeição, sem sobrecarga das articulações, atingindo a capacidade máxima muscular, a coordenação dos movimentos, correta respiração e a máxima atenção porque para praticar o método na perfeição é preciso focar a atenção no exercício e em todos os seus detalhes.

Como é a respiração do método Pilates

A primeira lição do Pilates é aprender a respirar corretamente e a centralizar. Isso quer dizer que a pessoa precisa realizar a parte mais difícil do exercício, ou seja, a contração, durante a expiração, quando ela está soltando o ar dos pulmões. Quando o corpo estiver voltando para sua posição inicial deve-se inspirar, permitindo a entrada de ar nos pulmões. Não é permitido ficar em apneia, ou seja, sem respirar em nenhum momento do exercício.

Você pode treinar essa respiração deitado, 10 vezes seguidas, enquanto levanta o braço do chão. Então, você deve:

  • Fazer o ar entrar nos pulmões e quando começar a soltar o ar levantar o braço do chão e
  • Baixar o braço enquanto inspira, permitindo a entrada do ar.

Esta respiração exige concentração e é necessária em todos os exercícios do método Pilates e é mais eficaz porque permite a melhor oxigenação dos cérebro, do músculo que está sendo trabalhado e de todos os tecidos do corpo, exigindo que a pessoa foque toda a sua atenção na respiração e na contração muscular, o que faz com que tenha mais atenção ao exercício, havendo menor risco de lesão.

O que é centralizar

O 'centralizar' indicado pelo criador do método consiste em sugar os músculos pélvicos para cima, mais perto da caixa torácica, ao mesmo tempo que mantém a boa postura, respira e executa o movimento. E é exatamente por exigir tanta coordenação que os exercícios de Pilates são tão benéficos para a mente e para corpo.

Com este tipo de exercício há menor possibilidade de compensação muscular e por isso o risco de lesões nas aulas é muito menor.

Fonte: Entenda O que é Pilates Clínico de Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro in Tua Saúde

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Atualização: 11/03/2021 - 07:56

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