Os produtos homeopáticos vêm de plantas, como a cebola vermelha, arnica (erva da montanha), hera venenosa, beladona (erva-da-noite e urtiga), minerais (como arsénico branco), ou animais (como abelhas inteiras esmagadas). São frequentemente feitos como pellets de açúcar para serem colocados sob a língua, também podem ser apresentados de outras formas, como em pomadas, gel, gotas, cremes pu comprimidos.
Os tratamentos são individualizados ou personalizados para cada pessoa. É comum que pessoas diferentes com a mesma condição recebam tratamentos diferentes.
A homeopatia é uma medicina complementar ou alternativa. Significa que a homeopatia é diferente dos tratamentos que fazem parte da medicina ocidental convencional de maneiras importantes. É baseado numa série de idéias desenvolvidas na década de 1790 por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann.
O princípio central do tratamento, é que o que é semelhante cura, que uma substância que causa certos sintomas, também pode ajudar a remover esses sintomas. Um segundo princípio central é baseado num processo de diluição e agitação chamado sucussão. Os profissionais acreditam que quanto mais uma substância é diluída desta forma, maior o seu poder de tratar os sintomas.
Muitos remédios homeopáticos consistem em substâncias que foram diluídas muitas vezes na água até não restar nenhuma, ou quase nenhuma, da substância original.
A homeopatia é usada para “tratar” uma gama extremamente ampla de condições, incluindo condições físicas como asma e condições psicológicas como depressão.










