A seguir, estão algumas das principais áreas de pesquisa e aplicação na psicologia:
Psicologia Anormal: é o estudo de comportamento anormal e psicopatologia. Esta área de especialidade está focada na pesquisa e tratamento de uma variedade de transtornos mentais e está ligada à psicoterapia e à psicologia clínica.
Psicologia Biológica (biopsicologia): estuda como os processos biológicos influenciam a mente e o comportamento. Esta área está intimamente ligada à neurociência e utiliza ferramentas como ressonância magnética e PET para analisar lesões cerebrais ou anormalidades cerebrais.
Psicologia Clínica: é focada na avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais.
Psicologia Cognitiva: é o estudo dos processos de pensamento humano, incluindo atenção, memória, percepção, tomada de decisão, resolução de problemas e aquisição de linguagem.
Psicologia Comparada: é o ramo da psicologia preocupada com o estudo do comportamento animal.
Psicologia do Desenvolvimento: é uma área que analisa o crescimento e desenvolvimento humano ao longo da vida útil, incluindo habilidades cognitivas, moralidade, funcionamento social, identidade e outras áreas da vida.
Psicologia Forense: é um campo aplicado focado no uso de pesquisas e princípios psicológicos no sistema de justiça legal e criminal.
Psicologia organizacional-industrial: é um campo que utiliza a pesquisa psicológica para aprimorar o desempenho no trabalho e selecionar funcionários.
Psicologia da personalidade: foca-se em compreender como a personalidade se desenvolve, bem como os padrões de pensamentos, comportamentos e características que tornam cada indivíduo único.
Psicologia Social: estuda o comportamento do grupo, influências sociais no comportamento individual, atitudes, preconceito, conformidade, agressão e tópicos relacionados.
A aplicação mais óbvia da Psicologia está no campo da Saúde Mental e Bem-Estar Pessoal, na Phisio4u usamos princípios, pesquisas e descobertas clínicas para ajudar os utentes a gerir e superar os sintomas de sofrimento mental e doenças psicológicas.