Login/Logout

Está prestes a entrar numa zona reservada do Site

 

Terapia da Fala

Qual é a sua Avaliação?
(1 Pessoa deu Opinião!)
Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a avaliação e o tratamento de problemas de comunicação e distúrbios da fala. É realizada por Técnicos Terapeutas, também chamados de Fonoaudiólogos.

Técnicas de terapia da fala são usadas para melhorar a comunicação. Isso inclui terapia de articulação, atividades de intervenção na linguagem e outras, dependendo do tipo de distúrbio da fala ou da linguagem.

A Fonoterapia pode ser necessária para distúrbios da fala que se desenvolvem na infância ou para a fala em adultos causados por uma lesão ou doença, como acidente vascular cerebral ou lesão cerebral.

#Terapia da Fala #Fonoterapia #Distúrbios da Fala

Existem vários distúrbios da fala e da linguagem que podem ser tratados com a Terapia da Fala.

Distúrbios da Articulação: um distúrbio da articulação é a incapacidade de formar adequadamente certos sons de palavras. Uma criança com esse distúrbio da fala pode abandonar, trocar, distorcer ou adicionar sons de palavras.

Distúrbios da Fluência: um distúrbio da fluência afeta o fluxo, a velocidade e o ritmo da fala, gagueira e desordem são distúrbios da fluência. Uma pessoa com gagueira tem problemas para emitir um som e pode ter uma fala bloqueada ou interrompida, ou pode repetir parte de toda a palavra. Uma pessoa com desordem geralmente fala muito rápido e funde as palavras.

Distúrbios de Ressonância: um distúrbio de ressonância ocorre quando um bloqueio ou obstrução do fluxo de ar regular nas cavidades nasais ou orais altera as vibrações responsáveis pela qualidade da voz. Isso também pode acontecer se a válvula velofaríngea não fechar corretamente. Os distúrbios de ressonância são frequentemente associados a fissura palatina, distúrbios neurológicos e amígdalas inchadas.

Distúrbios Receptivos: uma pessoa com distúrbio de linguagem receptiva tem problemas para entender e processar o que os outros dizem. Isto pode fazer com que a pessoa pareça desinteressada quando alguém estiver a falar, tenha problemas para seguir as instruções ou tenha um vocabulário limitado. Outros distúrbios de linguagem, autismo, perda auditiva e lesão na cabeça podem levar a um distúrbio de linguagem receptivo.

Distúrbios Expressivos: transtorno expressivo da linguagem é a dificuldade em transmitir ou expressar informações. Se em um distúrbio expressivo, pode ter problemas para formar frases precisas, como usar o tempo verbal incorreto. Está associado a deficiências no desenvolvimento, como síndrome de Down e perda auditiva. Também pode resultar de traumatismo craniano ou de uma condição médica.

Distúrbios da Comunicação Cognitiva: é a dificuldade de comunicar devido a uma lesão na parte do cérebro que controla a capacidade de pensar, é chamada de distúrbio da comunicação cognitiva. Isso pode resultar em problemas de memória, resolução de problemas e dificuldade em falar ou ouvir. Pode ser causada por problemas biológicos, como desenvolvimento cerebral anormal, certas condições neurológicas, lesão cerebral ou acidente vascular cerebral.

Afasia: este é um distúrbio de comunicação adquirido que afeta a capacidade de uma pessoa falar e entender os outros. Também afeta frequentemente a capacidade de uma pessoa ler e escrever. O derrame é a causa mais comum de afasia, embora outros distúrbios cerebrais também o possam causar.

Disartria: é uma condição que é caracterizada pela fala lenta ou arrastada, devido a uma fraqueza ou incapacidade de controlar os músculos usados na fala. É mais comumente causada por distúrbios do sistema nervoso e condições que causam paralisia facial ou fraqueza na garganta e na língua, como esclerose múltipla (EM), esclerose lateral amiotrófica (ELA) e acidente vascular cerebral.

A taxa de sucesso da Terapia da Fala varia entre o distúrbio a tratar e as faixas etárias. O tempo do inicio da terapia da fala, também pode ter um impacto no resultado. A terapia fonoaudiológica para crianças pequenas demonstrou que é mais bem-sucedida quando iniciada precocemente e praticada em casa com o envolvimento de pais ou responsáveis.

A terapia da fala pode tratar uma ampla gama de atrasos e distúrbios da fala e da linguagem em crianças e adultos. Com a intervenção precoce, a terapia da fala pode melhorar a comunicação e aumentar a autoconfiança.

Detalhes

Post Relacionado
Phisio4U
Por
Visitas: 21
Atualização: 18/06/2020 - 02:44

Últimos Posts nesta Categoria


Pedido de Marcação de Consulta

Solicite uma consulta através deste formulário: escolha o horário e a data mais convenientes para si. Receberá de seguida a confirmação de Consulta.

Pode solicitar consulta na Clínica ou ao Domicílio.

o que os nossos Clientes pensam de nós...

Mostrar Mais Comentários Escrever Comentário