Login/Logout

Está prestes a entrar numa zona reservada à Administração do Site: insira as credenciais de acesso que lhe foram fornecidas.

Como Utilizar uma Máscara de Proteção?

Qual é a sua Avaliação?
(1 Pessoa deu Opinião!)
Como Utilizar uma Máscara de Proteção?

Sabe como utilizar uma máscara corretamente?

O uso de máscara de proteção durante a pandemia de coronavírus é importante, mas requer cuidados na colocação.

Tome nota dos conselhos da Organização Mundial da Saúde.

#MáscaraDeProteção #VamosTodosFicarBem #VaiCorrerTudoBem #FiqueEmCasa

A utilização de máscaras como medida complementar para limitar a transmissão de SARS-CoV-2 na comunidade, tem sido considerada de forma diferente pelos vários países e organizações internacionais.

De sublinhar que existem três tipos de máscaras:

  • Respiradores (Filtering Face Piece, FFP), um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde, de acordo com a Norma 007/2020 da DGS;
  • Máscaras cirúrgicas, um dispositivo que previne a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes;
  • Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social, dispositivos de diferentes materiais textéis, destinados à população geral, não certificados.

Na Europa, países como Reino Unido, Bélgica, Itália e Suécia privilegiam as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória e higiene das mãos, não recomendando o uso generalizado de máscaras na comunidade. Por outro lado, países como Espanha (Catalunha), Alemanha e França sugeriram, recentemente, o uso de máscaras caseiras ou a utilização pontual de máscaras em locais com múltiplas pessoas. Países como a Lituânia, Áustria, República Checa, Eslováquia e Bulgária recomendam o uso generalizado de máscaras na comunidade.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem estado alinhada com as perspetivas europeias e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito da Pandemia COVID-19. Nesta fase da pandemia com transmissão comunitária ativa, com necessidade de reduzir a taxa de crescimento de casos, de forma a maximizar a qualidade da resposta do sistema de saúde, diferindo no tempo a chegada de novos casos, a DGS através da Norma 007/202018 e Orientação 019/202019 recomendou a utilização de máscaras cirúrgicas a todos os profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que entrem e circulem em instituições de saúde.

A referida Orientação 019/202019, define também que as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosos (mais de 65 anos de idade), com doenças crónicas e estados de imunossupressão, devem usar máscaras cirúrgicas sempre que saiam de casa.

Deve ser lembrado que a utilização de máscaras pela população implica o conhecimento e domínio das técnicas de colocação, uso e remoção, e que a sua utilização não pode, de forma alguma, conduzir à negligência de medidas fundamentais como o distanciamento social e a higiene das mãos.

Leia mais no Website da Direção-Geral da Saúde.

Detalhes

Vídeo

Phisio4U
Por
Visitas: 257
Atualização: 17/04/2020 - 12:31

Últimos Posts nesta Categoria


Pedido de Marcação de Consulta

Solicite uma consulta através deste formulário: escolha o horário e a data mais convenientes para si. Receberá de seguida a confirmação de Consulta.

Pode solicitar consulta na Clínica ou ao Domicílio.

o que os nossos Clientes pensam de nós...

Mostrar Mais Comentários Escrever Comentário